Paracuá

23-01-2011 20:34

                                                 

   Paracuá, palavra indígena, que significa “Escoamento das águas”, é o nome desse lugar tranqüilo, criado oficialmente pela Lei Municipal 1153 de 1951, quando ainda era Sistema Integrado de Saneamento Rural, e foi inaugurado em 15/07/1995, na gestão do prefeito Joaquim Garcez Neto.

   A economia baseia-se na agricultura e pecuária, nos pequenos comércios e no  extrativismo vegetal, além do serviço público.

   O primeiro prédio escolar foi construída em 1962 na gestão do prefeito Joaquim Garcez Rocha. Em 1977 foi construída a atual escola denominada Cel. Domingos Alves Pereira.

   Entre os filhos ilustres do distrito estão: Domingos Alves Pereira, João Alves Pereira, José Alves de Lima, Leôncio Alves Pereira, Francisco das Chagas Pereira, Maria Alves Pereira, Dulcinéia Torquato de Menezes e Sebastião Pereira de Sousa.um pequeno povoado, pertencia ao município de Granja. Já teve o nome de Cabaceira da Roça, São Francisco e Coreaú.

   Distrito de Uruoca, fica a 32 Km da sede do município e aproximadamente 315 Km de Fortaleza, capital do estado. Faz limite com Granja, Martinópole, Campanário e Uruoca. Tem uma população estimada em 2.300 habitantes, na sede e comunidades do destito.

   Os primeiros habitantes vieram de Tianguá em 1900, onde construíram a primeira casa. São eles:  Domingos Alves Pereira e sua esposa Ana Maria da Conceição.

   A religião predominante é a católica, tendo a Igreja de São Francisco, padroeiro do distrito. Em 1946 a capela foi demolida e construída a atual, e hoje o atual pároco é João Batista de Oliveira.

   A energia elétrica foi inaugurada em 21/09/1990 na gestão do prefeito Chico Eudes.

   A água vem do poço profundo do próprio distrito e tem o comando do SISAR.