Campanário

23-01-2011 20:49

 

 

Na década de 1.920, habitava na localidade Alto do Jaraguassuí, então município de Granja, uma família “Rodrigues” Agostinho Rodrigues de  Sousa e Francisco Rodrigues de Sousa. Na propriedade de Agostinho Rodrigues, hoje encontra-se localidade das instalações da Creche Antônia de Almeida Batista, Chico Rodrigues, como era conhecido possuía três glebas de terra para, a primeira tinha um casebre que hoje é a casa de José Frota de Vasconcelos na década de 1930. Chico Rodrigues vendeu duas glebas de terra para o Sr. José Marques Vieira e a outra para Tomaz Demétrio, sendo esta localizada entre as duas,vendidas a José Marques Vieira, conhecido como José Ramos que logo depois de comprar ampliou o casebre, onde sua mulher fez uma promessa para mudar o nome da propriedade de “Alto do Jaraguassuí” para Campanário , em 1935, José Ramos vendeu suas duas propriedades para seu irmão Francisco Marques Vieira, conhecido por Chico Ramos, e foi morar no município de Tianguá. Chico Ramos proprietário das propriedades Campanário e Lagoa do Mato, onde hoje localiza-se a Escola Raimundo Fernandes Moreira Chaves e as casas populares.

   A outra gleba vendida à Tomaz Demétrio, seu filho João Batista Fontenele no ano de 1936, construiu uma casa onde atualmente localiza-se na rua que leva o nome do mesmo de propriedade do Sr. Sebastião Munduca. João Fontenele abriu um grande estabelecimento comercial e logo resolveu construir uma capela e deu início aos trabalhos. Chamou o Pe. Manoel Vitorino de Oliveira, vigário da paróquia de Granja para celebrar a primeira missa na residência de João Fontenele, no dia 29 de julho de 1939 foi dado início a construção da capela, quando as paredes estavam na altura de um metro, João Fontenele abriu falência de seu comércio, ficando sem condições financeiras de continuar os trabalhos da capela e repassou a continuação da construção para Chico Ramos, que eram vizinhos.

   O padroeiro de Campanário é São Sebastião, e em 1940 foi realizada a primeira festa religiosa no dia 24 de Janeiro, sendo este dia por motivo do vigário de Granja fazia uma festa do mesmo padroeiro no dia 20 de Janeiro em outra capela, o qual durou o período de 10 anos. Sendo após este período ficou no dia certo,ou seja, 20 de janeiro.

    Depois da conclusão completa da capela Chico Ramos. João Fontenele e Tomaz Demetrio doaram um quadro de terras para São Sebastião abrangendo as propriedades dos três, tendo o tamanho de cem braças quadradas.

   Com as novas terras postas a venda foram aparecendo outros moradores , novas casas construídas e o povoado foi crescendo, ficando judicialmente junto ao distrito de Paracuá, município de Granja, com a emancipação política do município de Uruoca em 1957, onde Campanário  ficou pertencendo ao novo município, em 1962 foi elevado a categoria de Distrito de Uruoca e logo passou a município, mas com a Revolução Armada no dia 31 de Março de1964, o primeiro governo Revolucionário de Castelo Branco tornou sem efeito todos os municípios, entre eles Campanário.

   Os limites do Distrito de Campanário com o Distrito de Paracuá: Vem uma reta da Fazenda Lagoa do Mato para a Fazenda Estreito na propriedade de Nonato Albuquerque: outra reta de Nonato Albuquerque ao poço da Pedra no rio Coreaú: do Poço da Pedra segue para a Fazenda Canta Galo, ocupada por José Maria de Araújo: daí parte para outra reta até o descambar do pico mais alto da serra de D. Simão, a Serrinha.

   Na Educação foi construída o primeiro Grupo Escolar com o nome de Francisco Marques Vieira, em 1973 na gestão do prefeito Martim Jacinto, o segundo de nome Raimundo Fernandes Moreira Chaves, em 1981 na gestão do prefeito Moacir Machado.

    Na saúde, no governo de Adauto bezerra foi construído o primeiro posto de saúde no ano de 1984.

    No lazer foi construída a primeira praça Francisca Fernandes Batista pelo prefeito Aniceto Rocha em 1983 e reconstruída em 1998 pelo prefeito Manoel Cardoso dos Santos.

    Nas comunicações, construído o prédio e os equipamentos do Posto Telefônico da Teleceará, hoje Oi,pelo prefeito Aniceto Rocha, em 1986. Em 1998 foi instalado o primeiro telefone a cartão na gestão do prefeito Cardoso.